Ter uma página profissional nas redes sociais não é apenas uma opção, mas uma necessidade para quem deseja ampliar a presença digital do próprio negócio e conectar-se com um público maior.
Principalmente, se você é um empreendedor e precisa de espaço para divulgar e vender seus produtos, o Instagram oferece uma plataforma poderosa para construir sua marca pessoal ou empresarial. Mas por onde começar e como montar perfil profissional no Instagram?
Neste post, vamos explicar o que a página precisa ter, qual a vantagem desse tipo de conta, além de entregar o passo a passo de como criá-la. Boa leitura!
Como montar perfil profissional no Instagram?
A criação de uma conta empresarial no Instagram exige planejamento estratégico e compreensão clara dos objetivos que você deseja alcançar. De toda forma, antes de começar, vem a pergunta: como colocar perfil profissional no Instagram? Para trocar a conta para essa modalidade, siga o caminho abaixo:
- Acesse seu perfil.
- Toque nas três linhas do canto superior direito.
- Selecione “configurações e privacidade”.
- Clique em “tipo e ferramentas da conta”.
- Escolha “mudar para conta profissional” ou “adicionar nova conta profissional”, caso queira criar uma nova.
- Defina a categoria ideal e pronto!
Agora que você redefiniu seu tipo de conta, leia a seguir o passo a passo sobre como construir e aprimorar um perfil profissional no Instagram!
Defina seus objetivos
O primeiro passo é definir claramente o que você deseja alcançar com seu perfil profissional. Isso pode variar desde aumentar a consciência da marca, gerar vendas, construir uma comunidade ou oferecer suporte ao cliente. Ter objetivos claros ajudará a moldar todas as outras decisões relacionadas à conta.
Opte por um dos tipos de perfis para Instagram
Também é importante escolher qual o tipo de conta profissional você vai criar. A conta comercial é ideal para empresas ou marcas que desejam promover seus produtos. Já a de criador de conteúdo é projetada para profissionais que publicam postagens na plataforma, com foco em engajar a comunidade e cultivar uma audiência pessoal.
Enquanto o perfil comercial disponibiliza o contato com clientes a partir de botões, o de criador oferece mais opções de personalização para facilitar a gestão de mensagens diretas, tornando o gerenciamento dos seguidores mais simples.
Para escolher qual tipo de conta profissional você vai aderir, leve em consideração o seu objetivo inicial e os recursos necessários para cada tipo de atuação.
Escolha nome de usuário e foto de perfil adequados
O nome de usuário deve ser reconhecível e fácil de lembra. Use o da sua marca ou uma variação próxima a ele. Quanto ao nome de perfil, ele pode ser o mesmo que o de usuário, mas também é possível expandir um pouco mais, incluindo palavras relevantes para o seu negócio. Pense no usuário e em como seria mais fácil te encontrar na plataforma por meio das buscas.
Escolha uma foto de alta qualidade que mostre bem seu rosto como avatar. Se você tiver uma marca, insira o logotipo no perfil da empresa no Instagram.
Otimize sua biografia
No perfil profissional do Instagram, a biografia deve explicar quem você é, o que faz e o que os visitantes podem esperar do seu perfil. Inclua também uma chamada para ação (CTA) para que o usuário execute alguma atividade.
Se você fizer vendas pelas mensagens diretas (DM, na sigla em inglês), escreva: “Mande uma mensagem para comprar!”. Ou algo mais suscinto como: “Vendas pela DM!”. Caso você queira levar seu seguidor para um site ou uma página, insira o link e um CTA para que ele faça o acesso.
Adicione informações de contato, como e-mail, número de telefone e localização física, se for pertinente ao seu negócio. Caso você faça vendas por WhatsApp, inclua o número e deixe explícito no CTA. O objetivo é facilitar o contato de possíveis clientes.
Produza conteúdo relevante
Seu perfil profissional no Instagram deve conter conteúdos relevantes para seus seguidores. Para o feed, produza fotos e vídeos que mostrem quem você é, sua marca e o que ela apresenta. Ah, e fixe os posts mais importantes.
Os reels são uma oportunidade de produzir vídeos informativos, educacionais, sobre sua produção ou utilização de produtos. Pelo alcance que o Instagram dá a esse formato, eles podem aparecer para mais pessoas, além dos seus seguidores.
Já os stories podem envolver um tipo de conteúdo mais factual, por conta da duração de 24 horas. É o espaço ideal para interagir com seus seguidores e explorar ferramentas e recursos da plataforma para gerar engajamento, como enquetes e caixinhas de perguntas.
E para que o perfil seja relevante, é preciso ter constância. Antes de simplesmente postar no Instagram, elabore um planejamento com um cronograma de postagem consistente. Pense em qual tipo de conteúdo você pode fazer de maneira fácil diariamente nos stories (responder caixinhas de perguntas é uma das opções).
A estabilidade e continuidade de postagens é que vão ajudar na construção de uma base sólida de seguidores e, possivelmente, de compradores.
- Veja também — Como encontrar clientes no Instagram? 8 dicas práticas
Organize suas informações
Use os destaques dos stories para classificar e reforçar informações importantes, facilitando para novos seguidores entenderem sobre a página. Se tiver uma loja, é lá que você pode demonstrar sua coleção ou categorias de produtos. O espaço também pode ser utilizado para informar sobre como adquirir os produtos, quais são as modalidades de pagamento disponíveis e muito mais. Salve os stories e adicione um destaque!
As possibilidades são diversas, e para um bom Instagram profissional a dica é: pense como um usuário. Se você caísse naquela página aleatoriamente, quais informações seriam relevantes para você?
O que um perfil profissional no Instagram precisa ter?
Um perfil profissional no Instagram deve ser estrategicamente planejado para comunicar sua marca, seus valores e objetivos. Para isso, os elementos essenciais são:
- Nome de usuário fácil
- Biografia bem construída
- Objetivo explícito no perfil
- Informações de contato para seus clientes
- Foto de perfil de qualidade ou logo da empresa
- Planejamento de conteúdo relevante
- Publicação com constância
Qual a vantagem de ter conta profissional no Instagram?
O principal benefício de saber como montar perfil profissional no Instagram está nas ferramentas e estatísticas exclusivas disponíveis. Uma delas é o Instagram Insights, que fornece dados detalhados sobre o desempenho dos posts e informações sobre o público, o que facilita o ajuste de estratégias para alcançar melhores resultados.
Além disso, contas profissionais podem adicionar informações de contato no perfil, utilizar botões de CTA para facilitar interações comerciais e ter acesso às funcionalidades de publicidade para promover posts e alcançar mais pessoas.
Qual a diferença entre Instagram profissional e pessoal?
As diferenças entre uma conta pessoal e profissional no Instagram são justamente as vantagens mencionadas acima.
O perfil pessoal não oferece análise de dados e estatísticas. Ele mostra apenas a quantidade de curtidas e comentários nas publicações. Já o profissional dá detalhes de alcance dos posts, impressões, engajamento, informações demográficas e desempenho dos conteúdos.
Outra diferença está na promoção de publicações do perfil e o acesso às ferramentas de mídia paga. A conta profissional permite a criação de anúncios diretamente no Instagram, aumentando a visibilidade da conta e permitindo alcançar objetivos comerciais específicos.
Já as ferramentas exclusivas disponíveis aos usuários consistem na adição de informações de contato no perfil para que as pessoas executem ações, como ligar, enviar e-mail ou mandar mensagem, além da possibilidade de integrar com plataformas de agendamento.
Vale citar que também é possível ter um perfil verificado, com selo de identificação. O serviço é pago e garante benefícios, como suporte prioritário da plataforma, monitoramento para evitar falsificação de identidade e recursos exclusivos.
É melhor ter dois perfis no Instagram?
A conta profissional é importante para gerar autoridade sobre você ou sua marca, mantendo coerência e direcionamento para seu público desejado.
Já o perfil pessoal é útil para manter apenas pessoas mais próximas e consumir conteúdos que você gosta. Caso decida ter duas contas, o ideal é utilizar cada uma com seu propósito.
O ponto principal é que, ao saber como montar um perfil profissional no Instagram, você faça bom uso na hora de promover seus trabalhos ou produtos para vendas. Portanto, faça as escolhas necessárias e estratégicas na construção da página e, principalmente, defina objetivos e um planejamento de como você pode usufruir das ferramentas disponíveis para alcançar muitos públicos.
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